Início Bem estar Depressão : Acupuntura como coadjuvante

Depressão : Acupuntura como coadjuvante

155
0

A depressão é considerada a doença do século, sendo a quarta maior causa de perda de qualidade de vida e a doença que mais incapacita a população, com risco de suicídio de 15% daqueles que a sofrem. Estima-se que cerca de 13 a 20% dos adultos de todo mundo experimentem ao menos um episódio de depressão em algum momento da sua vida; apenas 25% das pessoas com sintomas depressivos procuram ajuda profissional. Episódios depressivos podem ocorrer independentemente da idade, país ou cultura.
O principal meio conhecido para o tratamento da depressão são os antidepressivos Tricíclicos, Atípicos e os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS). Embora algumas melhoras possam ser notadas nos primeiros dias de uso, a ação eficaz ocorre entre a quarta e a oitava semana de uso. A principal causa da não aceitação por parte dos pacientes a esses medicamentos são os inúmeros efeitos colaterais, tais como: alterações do sono e apetite, gastrointestinais, sudorese, diminuição do líbido ou ejaculação retardada, aumento ou diminuição do peso. Por essa razão, o número de estudos sobre tratamentos alternativos cresceram para minimizar esses efeitos no organismo.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a depressão pode estar associada a processos genéticos hereditários, situações psicossociais, excesso na alimentação, no trabalho, na atividade sexual e drogas, seguindo assim alguns conceitos da medicina ocidental. A depressão normalmente está associada a uma deficiência de energia, que leva a uma incapacidade de sentimentos positivos. Outra variação da doença tem a ver com a estagnação. Nesse caso, existe energia, mas seu fluxo e o fluxo das emoções estão bloqueados.
A principal ligação entre a melhora ou até a cura da depressão e o tratamento de acupuntura é a capacidade que esta tem de estimular as fibras do Sistema Nervoso Periférico (SNP), fazendo com que ocorra uma transmissão elétrica via neurónio para produzir alterações em nível de Sistema Nervoso Central (SNC), acelerando a síntese e o restabelecimento de alguns neurotransmissores, principalmente os opióides, que se encontram reduzidos no estado depressivo.
A acupuntura não é uma técnica que propicia curas milagrosas de nenhum tipo de patologia que se pretende tratar; em vez disso, o restabelecimento da saúde é sempre realizado por um processo contínuo e gradual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, coloque o seu nome aqui