Início Bíblica O caminho da vitória no Carmelo

O caminho da vitória no Carmelo

335
0

Encontramos no capítulo 18 do primeiro livro de Reis, a descrição de um acontecimento verdadeiramente impressionante. 850 profetas de Baal e Aserá (I Rs 18:19) são desafiados por Elias para que, publicamente, o Deus verdadeiro se manifestasse.
Não é só nos nossos dias em que há confusão acerca do caminho da Verdade. Cerca de 850 anos a.C., o povo de Israel vivia da mesma maneira: confuso quanto ao caminho a seguir.
As ‘religiões’ predominantes eram a adoração a Baal e a Aserá. O facto de haver religiões predominantes não dão, por essa razão, qualquer garantia de serem o caminho da Verdade.
A vitória foi inequívoca! O único e verdadeiro Deus manifestou-se enviando fogo do céu. Os profetas falsos ficaram envergonhados e sem autoridade espiritual diante do povo.
Quando lemos esta passagem bíblica, desejamos ser como Elias. Quem não gostaria de alcançar vitórias deste calibre? Estou convencido que todos nós gostaríamos. Para alcançar esta vitória houve um caminho a ser percorrido.
Analisemos a oração do profeta em I Rs 18:36.
Em primeiro lugar, Elias disse manifeste-se hoje que Tu és Deus em Israel. Esta nação não estava afastada da religião mas estava afastado de Deus. Não reconhecia o Senhor como único e verdadeiro Deus e vivia na idolatria adorando outros deuses falsos. Mas o Criador não deixa de ser Deus pelo facto das pessoas não o reconhecerem. Independentemente do reconhecimento e da aceitação, o Senhor é Deus!
Em segundo lugar Elias disse e que eu sou Teu servo. Não houve vergonha, receio ou outro sentimento que impedisse o profeta de se afirmar como servo de Deus. Esta servidão em obediência não é escravidão. Ser servo de Deus equivale a ter o maior grau de liberdade. Somos livres servindo o Todo-Poderoso.
Em terceiro lugar, Elias disse conforme a Tua palavra fiz todas estas coisas. Este profeta não saberia o que fazer se não fosse instruído pela Palavra de Deus. Depois de receber a divina instrução, procedeu em conformidade.
Estes foram os requisitos para a vitória ser alcançada no monte Carmelo.
Aplicando este texto aos nossos dias e para alcançarmos vitória, em primeiro lugar temos de declarar que o Senhor é Deus na nossa vida, na nossa casa, na nossa família… Em segundo lugar afirmarmo-nos como Seus servos sem qualquer acanhamento. Por último, que todas as nossas acções sejam em conformidade com a Sua Palavra. A Bíblia é o nosso guia de fé e de instrução diária.
Não somos apenas vitoriosos quando Deus se manifesta num monte diante de milhares de pessoas. A nossa grande vitória é vivermos diariamente segundo estes moldes bíblicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, coloque o seu nome aqui