Início Bem estar O que é a saúde?

O que é a saúde?

173
0

-É não ter doença!
A maioria das pessoas responderia dessa forma, mas na verdade, ter saúde não é apenas não ter doença.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde significa uma situação de ‘’perfeito bem-estar físico, mental e social’’. Esta definição serve sobretudo para percebermos que a saúde tem diferentes dimensões. Deste modo, o conceito de saúde não é igual para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos económicos, sociais, culturais e políticos, englobando as diferentes dimensões de modo interligado.
Na verdade, hoje em dia vivemos mais, mas pior! As doenças aparecem mais cedo e perdemos qualidade de vida ainda muito cedo. Convém distinguir a esperança média de vida da longevidade. Esperança média de vida, segundo a OMS corresponde ao número médio de anos que um grupo de indivíduos, nascidos no mesmo ano e região podem viver. Já a longevidade diz respeito ao número máximo de anos de vida que seria possível ser atingido por uma espécie. Atualmente não existe nenhuma prova conclusiva que a longevidade da espécie humana esteja a aumentar, apesar de um maior número de pessoas estar a viver mais. O ideal seria aumentar a longevidade e conseguirmos viver bem até aos 120 anos, idade por muitos definida, como a máxima para o ser humano.
O mundo está a evoluir muito depressa, acontecem muitas coisas ao mesmo tempo, contudo o homem não está geneticamente adaptado para viver em condições tão diferentes daquelas em que viviam os nossos antepassados. Está a existir uma grande mudança no mundo; o stress, a forma como vivemos e sentimos, os impactos emocionais, a forma como nos mexemos nada tem a ver com o homem primitivo. E se conseguíssemos na atualidade, ter cuidados que os nossos antepassados tinham? E se conseguíssemos ter uma alimentação isenta de manipulação? A natureza dá-nos todos os recursos para vivermos mais e melhor.
Os chazinhos, as mezinhas, os truques de antigamente trazem as curas de muitas doenças, por isso a Medicina Complementar/Natural, tem dado passos largos no Ocidente. A população de hoje está a ficar assustada com as doenças tão precoces e estão a fazer escolhas mais acertadas, mas essencialmente, o número de pessoas que praticam a medicina preventiva começam a ver que é isso que leva a um melhor resultado, a uma qualidade de vida durante mais tempo. E como o bom português diz: ‘’Mais vale prevenir que remediar!’’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, coloque o seu nome aqui