Início Noticia Porto Gospel Music Choir

Porto Gospel Music Choir

586
0

Rachael Hurt é uma americana que vive há cerca de 3 anos no Porto. Ela trabalha em várias áreas da música na igreja The Fellowship Table de Vila Nova de Gaia.
Há dois anos uma amiga sua, que vive na Polónia, convidou-a para ir assistir a um workshop de um coro gospel. A sua amiga já trabalhava com este coro há cerca de 5 anos e sabia que a Rachael gostava muito de música deste estilo. Depois de ter participado no workshop ficou muito entusiasmada e falou com a direção do coro para saber como desenvolveram este projeto, gerando em si ainda mais a convicção de que precisava de criar um projeto semelhante na cidade onde vive.
Assim sendo, contactou o Flávio, um amigo seu, uma vez que em primeiro lugar tinha a noção de que ele vivendo em Portugal há mais tempo, conhecia muito melhor a cultura portuguesa; e em segundo por ter contactos de muitas pessoas nesta área da música, incluindo músicos e locais onde poderiam realizar estes workshops.
Ele confessou que gostava da ideia, mas ainda não fazia muito sentido para ele a forma como ela lhe descreveu a experiência que viveu, por isso, no ano seguinte foram à Polónia juntos. Nessa altura, entendeu-a e ficou empolgado com a ideia de concretizar um projeto semelhante. Além disso, ainda não existia um coro gospel na região do Porto que fosse direcionado às pessoas que queriam apenas experimentar sem se comprometerem.
Para isso, juntaram-se em parceria, e começaram a procurar a melhor forma de divulgar o projeto. Só nesta fase é que perceberam que as pessoas não entendiam conceito de workshop de Música Gospel. Há 3 anos, decidiram formar um pequeno coro para cantar nas ruas, contactaram alguns amigos e deram início a este projeto. Realizaram concertos de Natal em 2017 e o primeiro workshop em Março de 2018, onde estavam centenas de pessoas a assistir que deram um feedback muito positivo sobre projeto.
Desde então não pararam de crescer enquanto equipa e enquanto pessoas. O facto é que ambos têm uma grande paixão por esta cidade e querem que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer Jesus pessoalmente. Além disso, o workshop é uma oportunidade para falar do amor de Deus às pessoas transmitindo a esperança e a alegria para além do workshop, uma vez que a música gospel transmite uma energia contagiante que as pessoas devem guardar para a sua vida diária. No entanto, é de salientar que este tipo de eventos nada tem haver com alguma igreja específica, mas são dirigidos a todas as pessoas da comunidade quer saibam ou não cantar e sejam ou não cristãs, já que apenas se estabelece uma ligação de fé por causa da música, que, neste caso é sobre Deus tal como a história do black house music. É também desejo da fundadora que este coro seja essencialmente constituído por pessoas que não conhecem a Deus, porque o objetivo é gerar curiosidade e mostrar-lhes indiretamente o amor e a esperança de Deus, e isso os cristãos já têm. Rachael Hurt está convicta de que não restarão dúvidas que a esperança que se canta é Jesus. Salienta que o objetivo não é levar as pessoas de imediato a uma igreja, mas sim fazer com que reflitam por si mesmas, não se sentindo obrigadas, mas, dando-lhes a oportunidade de o querer fazer livremente.
Com toda esta motivação e o coração cheio de expectativas, decidiram organizar mais dois eventos este ano. O primeiro realizou-se no passado dia 13 de Abril e consistiu no ensaio de várias músicas durante a tarde no bar da FNAC de Santa Catarina e posterior apresentação em formato de miniconcerto na entrada da referida loja. Este evento teve a participação de cerca de 30 integrantes e contou com a presença algumas centenas de espectadores que foram circulando devido ao pouco espaço. A reação de quem assistiu foi muito positiva. O segundo, trata-se de um workshop a realizar-se nos próximos dias 24, 25 e 26 de Maio. Contará com a presença de vários interlocutores que irão falar sobre como Jesus mudou as suas vidas, o pastor David Daniel de Londres, uma maestrina da Polónia vencedora do prémio de personalidade da área da cultura na sua cidade e o diretor do coro da Polónia que dará o seu testemunho de vida. O workshop de 2018 contou com 66 pessoas no coro e 145 espectadores. Para o workshop de Maio a organização tem a expectativa de conseguir reunir 100 pessoas no coro, e alcançar com sucesso o objetivo principal deste projeto.
Há perspetiva de fazer este tipo de concertos durante o ano de forma a abranger um maior número de pessoas de diferentes faixas etárias, porque o público alvo é a população em geral. Há também o desejo de aumentar o coro fixo que já existe com o nome “Porto Gospel Music Choir”. Os ensaios realizam-se uma vez por mês nas instalações de uma escola em Gaia. Todas as pessoas que quiserem, podem participar no coro e, para isso, basta contactar a Rachael que dará todas as informações para tal. As inscrições para o workshop Porto Gospel Music estão disponíveis no site oficial portogospelmusic.com.